quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Chama Verequete...

Chama Verequete. Louvado seja o Mestre do Carimbó que faleceu ontem, vítima de infecção generalizada posterior à grave pneumonia e insuficiência respiratória. O homem que sedimentou o carimbó como Cultura Paraense ao lado de homens como Cupijó e Chico Braga e que, principalmente, acreditou na imortalidade do estilo musical.
Verequete não mais está aqui para ver com os próprios olhos o Carimbó como Patrimônio Cultural  - conforme dizem: é preciso que a situação se agrave para que alguma coisa mude pra melhor -, mas a cidade ainda pode louvar o Mestre no Theatro da Paz neste último dia.

Sobre suas palavras, então, é com grande pesar que comento este adeus, pois se existem furos ou exageros na história regional, este é, sem dúvida, um imenso. Mais uma vez vai um mestre e fica a obra.
"O carimbó nunca morre. Quem canta o carimbó sou eu".

3 comentários:

Bárbara disse...

O grande mestre se foi, mas deixou o que há de melhor na cultura paraense. Verequete contribuiu para alvancar o carimbó no estado, mas também foi pouco valorizado e apoiado.

chama verequete!

Unknown disse...

'Corri p'ro esconderijo/ olhei pela janela/ o sol é um só/ mas quem sabe são duas manhãs'. Adorei o título do blog! Pior que isso só Tempestade: 'Será que eu sou capaz de enfrentar o que é amor? Que me traz insegurança e verdade demais?'. Sempre é bom encontrar pessoas que gostam de ouvir Legião aqui em Belém.

Essa sua foto das velas só me lembrou uns versos que escrevi faz tempo (gosto muito de de velas): "Candeia. Acenda-te e queima-te como uma vela, que calada e nua em parafina sangra e a todos aquece até seu último suspiro de cera, restando-lhe da fumaça, o cheiro que as mãos dispersam em pêndula dança'. Ia colocar o comentário, mas só pode amigos.

Só mais uma coisa, eu não sou esse do blog, é o meu irmão.Meu nome é Adalberto. Já não tenho mais orkut, nem contas. Gosto de conhecer as pessoas como elas são aqui na vida mesmo e não a personalidade falsa virtual como disseste no blog.

Beijos! prazer em te conhecer!

Anônimo disse...

EEEI não some daqui! posta mais! ;)