quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jan Saudek

Outro dia estava catitando pelas minhas comunidades e lembrei de algo que ainda não tinha trazido pra cá. Através de emails e mais emails com um amigo e ex professor queridíssimo, Michel Pinho, mais um super nome da fotografia paraense também, pude conhecer o trabalho de um dos caras menos convencionados da fotografia tcheca e queria deixar aqui pra que mais pessoas possam conhecer seu trabalho.

Uma breve biografia de Jan Saudek é dizer que nasceu em Praga em 1935 e comecou a trabalhar com pintura, desenho e fotografia por volta de 15 anos depois mais ou menos, fotografando conhecidos e familiares nas mais inusitadas situações, além de trabalhar com momentos inspirados em filmes de Georges Méliès, um ilusionista francês e precursor do cinema em seu país que usava muito de inventos fotográficos na criação de seus cenários e mundos fantásticos, o filme de Méliès que mais ficou conhecido foi Le Voyage la Lune, no qual usou dupla exposição do filme pra obter efeitos visuais e especiais super inovadores pra época de 1902.

Bom era isso! Vou deixar o portfólio, hoje Saudek mostra a mentalidade inovadora, chocante, às vezes agoniante, confesso, e exótica de um artista de 74 anos vividos sob uma mentalidade mais do que expandida e 59 anos fotografados.



Na imagem, trouxe uma das mais polêmicas, A Nova Pietá, na concepção do artista e pra quem a aceite. Bastante distante da escultura de Michelangelo e da visão quadrada, sentimental literal. Saudek traz essa proposta de imponência à Virgem Maria, seja na expressão, na posição, na fortaleza que expressa, na ausência das roupas e no que mais possam notar, essa é apenas uma das que vale a pena conferir.

Um comentário:

Ana Cecília Sabbá disse...

Adoro descobrir essas coisas também. Jan Saudeck é original, irreverente e polêmico. Isso pra mim é o bastante pra provar que a fotografia contemporânea deve sim ser valorizada. Já aderi! hahha
beeijo